Translate

Pesquisar neste blog

Como fazer uma Horta em Casa



Horta caseira

*Como fazer uma horta em casa

        É cada vez mais comum vermos hortas sendo cultivadas nas grandes cidades;  por incrível que pareça plantadas por você mesma e que da a impressão que estamos no interior  onde tínhamos os nossos próprios condimentos e temperos ali bem pertinho no quintal. Só de pensar que você é que plantou, que vai colher e é um produto sem agrotóxicos nocivos a saúde,  nos dá a maior alegria; é um benefício signficativo; é uma alimentação saudável para você e a família.
        Para que estas plantinhas cresçam adequadamente é necessário que tenham um local arejado, que tenha luz e que caiba em uma jardineira. (iluminação natural).
        Você pode comprar sementes de Cebolinha, Salsinha, Coentro, em pacotinhos.

        Onde comprar:
  • Comprar terra vegetal, humus de minhoca, terra de curral terra comum para misturar as terras adubadas.
  • Vasos ou  floreiras
  • Argila expandida
  • Manta Bidim ou tela
(Todos esses materiais são encontrados em lojas especializadas para jardinagem)

        Para montar o vaso ou floreira:

 1) Colocar primeiro argila no fundo do vaso ou floreira.
 2) Manta Bidim ou Tela.
 3) A terra.
 4) A planta  (molhar bem assim que acabar de plantar).
 5) A distância é de 20 a 25cm entre as plantas.


 Plantando Ervas Aromáticas

         As ervas aromáticas transformam os alimentos em pratos saborosos e aromáticos.  Por incrível que pareça existe algumas ervas que combinam muito bem: o" Orégano" com queijo e ovos;" Manjericão" com tomate;" Estragão" com carnes.
        O "Tomilho" e o "Alecrim" combinam com carnes. Essas combinações de ervas não precisam ser usadas necessariamente como a gente fala, vai do gosto de cada pessoa.
        O importante dessas ervas é usá-las fresca ; mas algumas ervas podemos  usá-las secas,  dá  sabor e aroma do mesmo jeito. Se quiser podemos conservá-las em cubinho de  azeite com as ervas (esses cubinho são formados na próprio recipiente onde pomos para formar gelo).
        As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto as especiarias são as plantas oriundas das regiões tropicais. As ervas aromáticas enriquecem o valor dos alimentos .


 *Curiosidades
        O Alecrim é originário do Mediterrâneo; é simbolo da fertilidade. Na Idade Média era uma erva usada para purificar o quarto dos doentes.Como o aroma do Alecrim é estimulante, os estudantes usavam um raminho na orelha para estimular a memória nos exames.

       Manjerona -  popular  nas cozinhas gregas e italianas é usada para temperar carnes, sopas, molhos, etc....Curiosidade - é uma erva favorita de Afrodite a deusa do amor - ela simboliza a felicidade.

        Tomilho - usado em ensopados marinados e molhos a base de vinho é usado também para temperar frangos e peixe. É parte essencial do famoso "Herbes de Provence", tempero francês com varias ervas aromáticas.

        Orégano - combina com tomate fresco , omelete, assados, e pratos com queijo. A erva fresca dá aos pratos um sabor diferenciado.  Curiosidades - Os gregos usavam o orégano muito mais em banhos do que na culinária.

        Salsa - erva aromática de sabor suave muito usada na culinária, em saladas, sopas, molhos, temperos em geral. Curiosidades - originaria da Europa usada pelos gregos para coroar vencedores de jogos e em tratamentos medicinais. Os romanos a introduziram na culinária.
        Erva aromática de ciclo bianual. A salsa serve também  para abaixar a pressão arterial (macerar e fazer chá dela).

Fonte de pesquisa Gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

blogger templates | Make Money Online

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...